Pinturas Naturais
Pinturas de Cal
O leite de cal é, provavelmente, a pintura mais usada nos países do sul desde a Antiguidade. A caiação é uma actividade milenar. O leite de cal é uma pintura mineral com características únicas e muito adequada à construção tradicional de Cal, Palha, Pedra e Terra. As pinturas de cal, para além de protegerem as superfícies, garantem a respiração dos materiais naturais e, consequentemente, dos edifícios. O ph muito básico (alto) da cal garante propriedades desinfectantes nos paramentos caiados. Por outro lado, a utilização do leite de cal como pintura no interior, potencia a luminosidade dos espaços. A "evolução" das técnicas direccionadas para o uso do cimento e das pinturas orgânicas provocaram o abandono do uso das pinturas à base de cal, apesar de serem ainda as únicas compativeis com os edifícios antigos. Embora haja a opção das tintas com base de silicatos, a cal é incomparável no que à estética diz respeito. A gama cromática conseguida com os pigmentos confere acabamentos muito difíceis de conseguir com os produtos de fábrica. Por último, e não menos importante, a produção de leite de cal ou até de pinturas de cal com pigmentos, é muito mais barata e incorpora pouca energia comparativamente às tintas industriais.
Caiação simples
Sobre suportes "abertos". Trata-se de suportes porosos e absorventes, respiráveis. Por exemplo, pode aplicar-se em cima de um reboco de cal feito recentemente, desde que já tenha feito presa, mesmo que ainda não esteja seco. É sempre bom humidificar os suportes (pode fazer-se uso de um pulverizador) antes da aplicação dos acabamentos decorativos.
Fabricar o Leite de Cal
Pode "fazer-se" cal a partir de diferentes cais, porém, o melhor resultado obtém-se utilizando cal aérea em pó ou em pasta. A cal diz-se aérea, não por que seja distraída, mas apenas porque o ar é lhe indispensável para o processo de carbonatação. Mesmo na cal aérea é possível encontrar cais com diferentes densidades: 1 litro de cal aérea em pó pésa cerca de 500g, porém o mesmo litro de cal aérea em pasta pesará entre 1,2 a 1,7 Kg. A cal a usar será sempre cal "apagada", hidratada. Cal viva, deve ser préviamente "extinta" antes de se fabricar o leite de cal.
Para fazer a nossa cal para caiar, convém munirmo-nos de algum recipiente que nos possa servir de unidade de medida. Dependendo do efeito final desejado a nossa pintura será feita a partir da mistura de diferentes volumes de água com a cal.
- Efeito Riscado: 1 volume de cal para 1 volume de água (cal grossa, a brocha deixa textura à passagem).
- Leite de Cal: 2 a 3 volumes de água para 1 de cal, é a diluição mais usada na caiação (aspecto liso, cobre bem o suporte).
- Água Forte: 4 a 6 volumes de água para 1 de cal, permite a manutenção da textura do suporte (é praticamente uma velatura de cal).
Receita para uma caição simples
Misture: